Ir para o conteúdo

BLACK FRIDAY ou BLACK FRAUDE?

LACS Advocacia
Publicado por Dr. Luis André Costa da Silva em Direito do Consumidor · 29 Novembro 2019
BLACK FRIDAY ou BLACK FRAUDE?
 
 
      A Black Friday no Brasil ocorre todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, onde acontece a grande movimentação de compras e ofertas, com descontos arrazadores, um dia muito esperado pelos consumidores brasileiros, desde o ano de 2010.
 
 
A Black Friday foi uma invenção Norteamericana, onde as empresas, em busca de capital de giro, volume de vendas e com objetivo de atrair os consumidores, ofertam produtos com até 70% de desconto, gerando uma enorme euforia nas pessoas que sonham adquirir produtos de qualidade e pagando pouco, na certeza de estarem sendo beneficiadas com um desconto real.
 
 
A ideia foi inserida no Brasil, buscando o mesmo objetivo ao oferecer produtos de qualidade com descontos incríveis, em uma data próxima ao Natal e que coincide com o dia de pagamento dos salários, sendo, portanto, muito aguardada pelos consumidores que visam realizar a melhor compra, economizando seu suado dinheiro.
 
 
Mas, nem tudo é maravilhoso, pois muitos comerciantes brasileiros, percebendo uma forma de auferir maiores lucros através de descontos irreais, aumentam gradativamente os preços dos produtos nos meses anteriores para concederem descontos supostamente vantajosos na Black Friday, justificando e incentivando o consumidor leigo à compra.
 
 
Atualmente, com a facilidade de acesso aos meios digitais de comunicação, os consumidores possuem condições de acompanharem a evolução dos preços destas mercadorias ao longo do ano, utilizando aplicativos específicos para esta função, logo, questionando a veracidade dos descontos ofertados.
 
 
O Código de Defesa do Consumidor dispõe sobre esta prática abusiva e ilegal, uma vez que configura propaganda enganosa e fraudulenta, atuando em favor do consumidor que sofreu lesão a seus direitos. Como solução, o consumidor poderá procurar o Procon de sua cidade ou um advogado de sua confiança, no sentido de interpor a ação competente e buscar o cumprimento da legislação consumerista, podendo pleitear a rescisão desta compra e/ou a devolução de valores cobrados em excesso, acrescidos dos danos morais cabíveis.
 
 
Para evitar as armadilhas da Black Fraude, indica-se realizar o acompanhamento da evolução dos preços dos produtos almejados e programar a compra, verificando o preço ofertado no dia da Black Friday e constatando, de forma rápida e segura, se o desconto praticado é real ou se trata de uma propaganda enganosa no intuito de auferir mais lucros, ilegais, contra o consumidor.



©2019 Todos os direitos reservados LACS Advocacia
         LACS ADVOCACIA     
                                            
Rua Ramiro Barcellos, 77, Sala 16
São Jerônimo/RS
+ 55 51 3651 4091
+ 55 51 9 9389 0963
contato@lacsadvocacia.com.br
Voltar para o conteúdo